sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Criadouro São Bráz

Muitos de nós moramos em Santa Maria e nem mesmo sabemos dos bens que pessoas fazem em nossa cidade. O Criadouro conservacionista São Bráz, localizado em área rural, próximo a Ulbra é um exemplo de tratar bem animais. Com todas dificuldade encontradas substitui com a beleza de acoradar todos os dias e saber que ainda tem Seres Humanos muito preocupado com nossa natureza.
                                                                                                                                                                    
Leão, pássaros, aves, cobras e até aranhas, assim nosso que poderia ser um zoológico se destaca em nosso estado. O criadouro para se sustentar depende de doações, assim muitas Empresas patrocínam fornecendo alimentação para estes bichos. Esta obra vem de puro coração sem pensar em retorno financeiro, reais pessoas de Deus.
O Criadouro Conservacionista São Braz tem o orgulho de ser um dos primeiros criadouros a ser implantado no Estado do Rio Grande do Sul. Criar animais silvestres foi a escolha de seu diretor e proprietário, Santos de Jesus Braz da Silva, ambientalista e defensor da proteção e preservação da fauna brasileira, que desde pequeno tinha admiração pelo canto e forma dos animais.
Seu interesse pelos animais começou em 1983, quando ganhou de um amigo um casal de caboclinhos, uma espécie de ave nativa comum da região. Com o passar dos anos, ganhou o coleiro-do-brejo, ave da mesma família do curió, e em seguida um casal de pombos. Assim começou a pequena criação nos fundos de casa, no bairro Passo d' Areia em Santa Maria.
Em 2002, os custos elevados com a manutenção do Criadouro, quase o fizeram desistir. Nesse momento de dificuldades e incertezas, surgiu uma figura importante: o empresário Ary Glock, seu vizinho, que cedeu uma propriedade de 26 hectares, no Passo da Ferreira – Boca do Monte, para que Braz mantivesse o criadouro. Na mesma ocasião surgiram parcerias: um depósito de frutas de Garibaldi, na serra gaúcha, e a Transmengue de Santa Maria que enviavam para o criadouro cerca de 600 quilos de alimentos mensalmente. Outra contribuição importante veio da Secretaria de Vigilância Sanitária que destina ao Criadouro alimentos sem inspeção sanitária e, portanto, impróprias para o consumo humano.
Tigre de Bengala

Urso


Arara
Leão
Os custos para manter a qualidade de vida para os bichos tornaram-se cada vez mais difíceis e escassos. Com tamanha diversidade e variedade de aves, répteis e mamíferos, o Criadouro São Braz, a partir de maio de 2005, passou a desenvolver um trabalho voltado para a Educação Ambiental, recebendo com a visitação de escolas, uma ajuda através do valor simbólico cobrado pelos ingressos dos alunos.
O Criadouro São Braz, embora seja um dos primeiros criadouros conservacionistas do Estado, não recebe ajuda governamental para a sua sustentação, portanto, as parcerias, somadas à participação de empresários locais e regionais, pessoas físicas e escolas, permitiram que o projeto continuasse, podendo hoje dar atendimento adequado aos animais que vivem no Criadouro.

Passo da Ferreira
7° Distrito de Boca do Monte
Santa Maria - RS
Caixa Postal 9560


Fones: (55) 9967.7707 ou (55) 3026.8925